segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Meu mascote para as olimpiadas de 2016


A Águia de Binóculos

Em algumas espécies de águias, sua visão tem uma capacidade tão aguda que uma presa do tamanho de um coelho, a 3km de distância, é perfeitamente visível. Essa capacidade elas devem às células fotossensíveis em seus olhos – oito vezes mais concentradas que no olho humano, o que os torna extremamente sensíveis a detalhes. Como ocorre na maioria dos caçadores, os grandes olhos da águia estão situados na frente da cabeça, de forma que as imagens captadas por eles sobrepõem-se produzindo figuras tridimensionais, essenciais para um julgamento preciso à distância, na hora de um ataque em alta velocidade.


As comissões de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara e do Senado vão se antecipar no acompanhamento dos gastos públicos com a Copa de 2014. Antes mesmo de receberem do governo o cronograma de obras ou mesmo a previsão orçamentária das despesas que a União terá com o evento, que será sediado no Brasil, deputados e senadores decidiram apresentar na próxima semana um projeto de lei estabelecendo as normas de controle dos trabalhos que serão realizados.

Entre as ações, o projeto prevê o desenvolvimento de um “portal da transparência”, no qual será detalhada a evolução dos gastos públicos e privados nos estados que vão sediar os jogos. A ideia tem como motivação o descontrole orçamentário ocorrido durante os Jogos Panamericanos realizados no Rio de Janeiro em 2007. Os organizadores do Pan estimavam gastar R$ 400 milhões, mas as despesas ficaram próximas de R$ 3,5 bilhões.



É bom ficar de olho.

Nenhum comentário: